Monumento dos Seringueiros

A Estátua é um monumento muito importante para homenagear centenas de pessoas que vieram para esta região da Amazônia trabalhar com a extração da borracha para ser transportado para fora do Brasil.

Avenida Amazonas com Nações Unidas

Bruno Souza

Monumento dos Pioneiros

Na década de 80, foi esculpido em concreto armado e representa todas as pessoas que vieram para a construção de Porto Velho, como os garimpeiros, ferroviários, soldados da borracha, desbravadores, entre outros.

próximo ao Aeroporto de Porto Velho

Hélvia Lúcia

O Abraço em compasso

Escultura em Ferro pintado, medindo 8,5m de altura. Foi encomendada com intuito de saudar as pessoas que chegavam a Porto Velho. Sua leitura nos remete a um abraço compassado entre 2 pessoas, ou seja, bem-vindo.

Av. Jorge Teixeira com Sete de Setembro

Júlio Carvalho

Sabedoria

Escultura em ferro pintado, medindo 2,8m de diâmetro sobre um pedestal de granito. Sua leitura se traduz em sabedoria pela sua composição de 2 arquétipos universais, a esfera que nos remete ao mundo literato e o triangulo equilátero que é a figura perfeita indicando o conhecimento e a sabedoria divina.

Rua Dom Pedro II com José Bonifácio

Urucumacuã

Escultura em Ferro pintado, medindo 11m de altura. Sua leitura na linguagem plástica nos remete a uma das figuras mais misteriosas e emblemáticas da região Norte, o Urucumacuã – O Chora-Lua, pássaro que só canta/lamenta em noites de lua cheia. A parte mais expressiva do seu corpo, sua cabeça, foi representada com a pena encrespada durante seu canto e sua posição de canto indica o Norte.

Avenida Jorge Teixeira com Avenida Pinheiro Machado

Obelisco centenário

Comemorativo ao centenário da independência do Brasil, hoje fica situado no centro da praça Getúlio Vargas em frente ao palácio do governo. Observe que entre a casa (ao fundo), e o Obelisco, foi construído o Palácio Presidente Vargas.

Avenida Presidente Dutra (Mercado Cultural)

Ponte Rondon-Roosvelt

A ponte foi inaugurada em 2014 e tem 975 metros de extensão. A denominação homenageia os cem anos da Expedição Rondon-Roosevelt (1913-1914), liderada pelo marechal Cândido Rondon e por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, com o objetivo de explorar o curso do então Rio da Dúvida, hoje Rio Roosevelt.

BR 319 sentido Humaitá

Mural “Brasileiras e Brasileiros”

O edifício-sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO) em Porto Velho se tornou a tela para uma obra do artista e muralista Eduardo Kobra. A arte, que é a primeira com a assinatura dele no Estado de Rondônia, inaugurada no dia 27 de novembro de 2023.

O mural, que se chama “Brasileiras e Brasileiros”, ocupa uma área de 35 (trinta e cinco) metros de altura e quase 7 (sete) metros de largura e é uma contribuição do MPRO para embelezar a capital rondoniense, promovendo o incentivo à cultura.

A composição da arte foi pensada para exaltar a diversidade, pluralidade, força, a história e as muitas belezas da população. Cada rosto foi inspirado em variadas faces contemplando idades, gêneros e etnias. Além das imagens hiper-realistas, o estilo marcante de muralismo de Kobra é caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades e fatos históricos, e questões sociais em murais gigantescos.

O artista — Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra se tornou um renomado artista global. Ele detém recordes, incluindo o maior mural grafitado do mundo, e feitos como um painel de quase 500 metros quadrados instalado na sede da ONU, em Nova York. Além disso, ele é reconhecido por galerias e museus.

Em 2016 o mural “Etnias”, feito por Kobra no Rio de Janeiro, foi reconhecido como o maior grafite do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes. A obra, com 15 (quinze) metros de altura e 170 (cento e setenta) de comprimento, reproduz rostos de indígenas.

Com mais de três décadas de atuação, hoje é considerado um dos artistas mais importantes da cena contemporânea, com obras espalhadas por mais de 36 países, entre eles Estados Unidos, Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Índia, Japão e Emirados Árabes Unidos.

Edifício-sede — O prédio do MPRO foi inaugurado em 2000 reunindo, em um único local, as atividades administrativas e finalísticas da Instituição, que, até então, ocupava cinco imóveis diferentes na cidade. Na época a obra representou uma inovação arquitetônica na capital com o prédio vertical, e agora, com a intervenção artística na composição urbana do município, se espera criar uma conexão ainda maior com a população por meio das cores e representatividade expostas no edifício.

Ministério Público de Rondônia, R. Jamari, 1555 - Olaria, Porto Velho - RO, 76801-917